domingo, 11 de fevereiro de 2007

Lixo. Um problema sem solução a curto prazo

Sempre que posso, faço longas caminhadas por Viamão. Havia épocas em que caminhava 20 ou mais quilometros nos finais de semana. Estou voltando a caminhar porque, além de ser um bom exercício físico, sempre tenho boas idéias quando caminho.

É muito bom passar por uma rua e sentir o cheiro de eucaliptos, pinheiros ou alguma flor qualquer e recordar o passado; legal e as vezes triste é passar por uma rua onde morava uma antiga paixão de adolescente (ou não!). As vezes, a casa está lá ainda, como dá ultima vez que a vi. Ja em outras vezes, apenas um terreno vazio... Ou seja, caminhar sempre nos leva ao encontro de coisas boas ou lembranças boas que nos deixam tristes por não mais existirem.

Num destes domingos, fiz uma caminhada aqui de casa, na Santa Isabel até a São Tomé para entregar alguns DVDs e logo de saida já percebi o lixo à beira do caminho. Para quem não sai de casa regularmente ou para quem não tem um olhar mais aguçado do meio onde vive, não imagina que estão fazendo do mundo e, mais localmente, de Viamão uma verdadeira lata de lixo.

Porque culpar somente a Administração Pública então? Se existem dias certos para coleta, que as pessoas deixem no dia e não 2 ou 3 dias antes e o que é pior, ao alcance de cães e gatos (foto). Na estrada da Branquinha é comum vermos depósitos de lixo ao longo da estrada. Algumas pessoas alegam que não adianta uma fazer a coisa certa se 10 vizinhos colocam na rua o lixo.

Além disso, perguntadas sobre os problemas que o futuro poderá reservar para seus filhos e netos, muitas apenas sacodem os ombros. É um descaso total. A sensação é a de que estamos em um navio a deriva onde as pessoas estão furando o casco do barco a todo momento.

Também o crescente descaso com o social, com a saúde e com a segurança pública principalmente do atual governo federal faz com que as pessoas percam a esperança em tudo. Elas perdem a linha mestre que orienta uma civilização dita evoluída. Não existe mais uma diretriz a seguir. Não se sabe mais o que é certo e o que é errado visto tantas injustiças mostradas na TV. É cada um por si e aproveitar o momento atual.

É sabido que as parcelas mais pobres e aculturadas da sociedade freqüentam os mais diferentes tipos de religiões e seitas. Porque então estes pastores e dirigentes religiosos não passarem essa idéia de preservação ambiental em seus cultos? Porque a função primeira das igrejas é formar cidadãos dignos e fazer um mundo melhor. Estariam desta forma fazendo algo realmente util à humanidade e deixando felizes seus deuses.


Por outro lado, campanhas na TV, na WEB, nas novelas, nos BBB da vida para as outras pessoas classificadas como cultas poderia, quem sabe, reduzir este quadro dantesco que só tende a piorar.

Nenhum comentário: