sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Porque meu medo de assistir ao Telejornal...

Todos os dias eu costumava sentar e assistir todos os telejornais, BAND, Globo, Cultura etc. Mas ultimamente são tantas as noticias ruins que me fazem entrar em depressão, uma tristeza profunda de viver neste planeta e, mais precisamente, no Brasil.

Ora, o crime desta semana (08/02/2007), onde arrastaram um menino de apenas 6 anos por 7 km. e ... Chega de detalhes. Acredito eu que até os chefões do trafego de drogas não devem ter aprovado uma coisas dessas. Entretanto, sou capaz de afirmar que isso nem tocou nossos políticos, em especial os que escrevem as leis. Porque?

Uma vez, um cidadão que era político me contou as coisas que os filhos de alguns deputados e de alguns juizes cometiam (e devem ainda cometer), no Brasil, mais especificamente na Terra do Vale Tudo, Brasilia. Me contou, também, que a imprensa era (e ainda deve ser!), proibida de divulgar. Proibia em suas localidades assim como em Viamão certas coisas não podem ser ditas. Toda cidade é assim.

O que vem átona as vezes é uma parcela ínfima, tipo “Jovens brincalhões colocam fogo em índio”, “Garota estuprada por 3 garotos bêbados” e por ai vai.

Desta forma, como esperar que se mudem as leis para punir “crianças” que cometem crimes ou mesmo penas mais rigorosas? Você pode ficar certo que não será neste século, pelo menos no Brasil. Qual pai iria legislar sabendo que seu filho ou ele próprio poderia ir preso!

E não adianta votar em gente do povo, o resultado ta ai. Vamos para 8 anos e nada foi feito neste sentido. A verdade é que cada dia fazem uma atrocidade maior que a anterior. Mal acabávamos de ver pessoas mortas queimadas dentro de um ônibus e aparece esta noticia agora. O cara que organizou o incêndio do ônibus vai pegar no máximo 5 anos. E não são apenas “crianças" de 16 anos que cometem essas “artes”. Tem muita coroa (A empresária Carmem Regina Germano Ulsefer, de 58 anos), invadindo lanchonete atrás de marido e matando. Esta vai alegar problemas de nervos, afinal é empresaria e deve ser amiga de algum político em Cascavel. Pobre vai preso para sempre por muito menos.

A Televisão, a maior invenção humana, cada dia avança mais, graças a genialidade de muitos cientistas. Em breve, entretanto, poderemos escolher de qual angulo assistir um crime ao vivo sentados em nossas poltronas comendo salgadinhos com Coca-Cola.

Por isso não estou mais disposto a assistir telejornal. Uma coisa mudou em relação a filmes na TV: os filmes de terror perderam a graça. Minha mãe sempre dizia “Não tenha medo dos mortos, eles não podem te fazer nada; tenha medo dos vivos, estes sim...”

Um comentário:

por Ana Laura Fazoli disse...

Um dos desencadeadores da minha síndrome do pânico são os telejornais, não só pela notícia, mas, pela forma aterrorizante que a comunicam. Parece que a intenção dos jornalistas é realmente causar terror aos espectadores. Uma coisa é informar, outra é 'escarafunchar' até você se arrepender de ter nascido.