terça-feira, 27 de março de 2007

O que poderá ocorrer com Viamão com o Degelo?

É do conhecimento de todos que já começaram as mudanças climáticas em nosso planeta. Alguns cientistas afirmam que isso é causado pela própria ação do homem, seja diretamente ou indiretamente. Por outro lado, alguns dizem que isso seria um ciclo natural da natureza, assim como os dinossauros sumiram devido as mudanças climáticas quando o homem nem sequer existia.

Seja como for, no ultimo Globo Repórter visto por milhões de telespectadores, pode-se ver que já está ocorrendo sim um degelo no Pólo Sul e as rochas já começam a aparecer, dando espaço para uma estranha e nova vegetação (espécie de grama). Se por um lado isso nos promete algo terrível e nem sequer imaginado em filmes de ficção, por outro mostra que Viamão, por ser uma das localidades bem acima do nível do mar, deverá ser uma rota de fuga num futuro num muito distante de refugiados de outras localidades.

ilhotasCom base em algumas cartas topográficas da região, onde as altitudes dos terrenos foram comparadas com a de outros paises, com certeza com o degelo (que não ocorrerá dentro de 10 anos, espero), o mar invadiria a costa leste do Brasil acabando com os municípios litorâneos e invadido o continente até Águas Claras. Itapuã também poderia sumir, principalmente a parte mais ao nível do mar. Entretanto, as comunidades deverão se deslocar para alguns morros próximos, transformando-os em verdadeiras ilhotas.

O centro de Viamão, Viamópolis e Santa Isabel seriam transformadas em ilhotas ligadas por pequenos istimos. Já as vilas como Augusta e Jary poderiam também ficar embaixo d’agua. Evidentemente são apenas cálculos superficiais pois alguma coisa deva ocorrer para evitar ou reduzir o degelo global.

Mas vamos imaginar por alguns momentos que o homem continue fazendo exatamente o que faz todos os dias, ou seja, poluindo, desmatando, explodindo bombas atômicas etc. Na certa não teríamos mais o bairro Santa Isabel e sim a “Ilha de Santa Isabel” . Ao invés de ônibus, embarcações lotadas de um lado para outro. Como o clima teria mudado, haveriam muitos furacões, como nas ilhas perdidas do Pacifico, sem contar as pragas e epidemias.

Apesar de fantástico e assustador, não deixa de ser possível, visto que nunca o ser humano presenciou um degelo catastrófico e mais, se por ventura ocorrer mais uma guerra envolvendo bombas atômicas, como alguns países do extremo oriente já ensaiam, na certa as coisas serão bem piores. Plantações inundadas, animais sem ter o que comer, fome, miséria, violência urbana, mais guerra, invasões de outros países um caos geral. Se hoje, com toda a riqueza que o Brasil possui as coisas já não vão bem, imagine num momento como este?

Mas, vamos imaginar que isso ocorra sim, mas bem lentamente, com as águas chegando apenas até a praça do pedágio, acabando de vez com aquela mazela. Só espero que com esse texto as pessoas não comecem a vender por preço de banana os terrenos em Águas Claras. Gente, isso vai demorar! Isso vai levar anos, talvez daqui a 50, 40, 30 ou....


Silvio Monteiro

Editor do www.viamaohoje.com.br

Nenhum comentário: