domingo, 11 de março de 2007

Panis et circensis (Aqui tambem...)

Pra quem não sabe, no antigo Império Romano não havia a TV Globo nem o Carnaval que conhecemos hoje e por isso, Julio César usava de outros espetáculos para alegrar o povo, como lutas de Gladiadores ou mesmo jogando alguns cristãos aos leões. Isso é conhecido hoje como política "Pão e Circo", uma maneira de contentar a população oferecendo comida e diversão, dessa maneira obliterando o espírito crítico e a capacidade ativista e contestadora.

Já na idade média, a Igreja, que era o governo, organizava as animadas inquisições, onde jovens após terem sido violentadas pelos bispos e papas iam para a fogueira para alegria da garotada que comia pipoca, talvez sem um pingo de remorso. E não foi pouca gente não. Segundo relatos de fontes bem informadas, milhares de pessoas. Não é necessário dizer para quem ficavam seus bens...

Se na Roma antiga havia o "Pão e Circo", onde o governa jogava pão mofado para o povo, hoje nem isso temos, apenas Carnaval e tem que pagar para comer. E isso não é uma pratica somente de nossa "Democracia" pois na época da ditadura militar no Brasil a ideologia de controle do povo era bem parecida com a ideologia do Imperador Romano.

Hoje as pessoas até já estão deixando de assistirem carnaval pela TV, ou seja, aquele carnaval para ingles ver. Nada a ver com a realidade nacional (ou de Viamão). Carnaval ainda existe, mas na Bahia, Pernanbuco e outras cidades do nordeste brasileiro. E parece que o povo esta abrindo os olhos lentamente, visto que a cada ano, apesar dos governantes investirem cada vez mais no Carnaval, é visível a redução do interesse de quem vai assistir.

No ultimo carnaval em Viamão por exemplo, apesar de toda organização envolvida, a maioria das pessoas nem ficou sabendo que teve. Digo isso porque algumas pessoas no onibus onde eu estava que foi desviado devido aos puleiros que foram armados na Av. Liberdade, não sabiam que era para o nosso Carnaval local.

Não quero que pensem que não gosto de Carnaval. Gosto, e já fui mas em Carnaval do povo, onde as pessoas vão para as ruas, sem preocuparem se estão na ordem certa, no ritmo, etc etc.
Carnaval é alegria, loucura, muita água, algazarra e não uma marcha militar. Basta ver o carnaval "educativo" da TV Globo onde se ouve frases como "Aqui estão lembrando a historia do ferro no Brasil...". Quem quer saber da historia do ferro numa hora destas, quando aparece uma baita gostosa semi-nua ou nua num caminhão? O povo quer é festa! E isso a TV não dá!

Acho mesmo se vão querer fazer o que Julio Cesar fazia muito bem e com sucesso, que pelo menos no próximo carnaval joguem pão, bolo, salgadinhos quem sabe. Dai eu vou, com certeza!

Nenhum comentário: