sexta-feira, 25 de maio de 2007

Resultado da Pesquisa Viamão Hoje

Abaixo, o resultado da pesquisa o “O que você mais deseja Encontrar no Viamão Hoje e na WEB”:


01 – Noticias Locais 68%
02 – Musica / Bandas / Cultura / Política / Esporte (32%)

Foi constatado também que a maioria dos usuários acessam de casa (88%), e 12% do local de trabalho. O Usuário mais jovem tem 21 anos e o mais idoso, 60, sendo que a média de todas as idades ficou em 42 anos . 38% estão justamente na faixa entre 40 e 50 anos, seguidos da faixa que vai de 50 a 60 anos (25%). O bairro que mais usuários apresentou foi justamente a Santa Isabel, onde fica o Portal. Os homens são a maioria, com 68% do total.

Já os serviços mais usados na Web, depois de noticias, aparece o Orkut e MSN praticamente empatados, com leve vantagem para o primeiro. Depois os Blogs e Fóruns tem a preferência de usuários, pelo menos nesta faixa etária que responderam a pesquisa.

A razão da pesquisa é justamente para definir os novos rumos que o Portal poderá tomar, seja prosseguindo ou mesmo, deixando de existir. Um serviço de noticias ou informações diárias é um dos sistemas mais complexos e caros da Internet e também no mundo real. Tanto que nem mesmo os jornais de Viamão conseguiram êxito ao longo de décadas, exceção apenas ao Diário de Viamão que parece cumprir bem sua missão.

Também deve-se citar que em Viamão, apenas o Viamão Hoje dispõe de um serviço de atualização diária e a todo instante, graças a vários colaboradores e ao sistema desenvolvido por Everton Martins (www.im2.com.br). Notem que nem mesmo sites onde há fartura de verbas como da Prefeitura Municipal e da Empresa Viamão, dispõe de um serviço assim, mesmo inclusive com comerciais na rede mais cara de TV do Estado (RBS). Incrivelmente muitas vezes este portal fica em primeiro lugar nas buscas, mostrando claramente e sem deixar dúvidas quando ao que se afirma, que as informações locais são muito importantes para os usuários.

Não há interesse em interromper o Viamão Hoje, mas se por acaso isso vier a acontecer, outro serviço deverá entrar em seu lugar. No momento, estuda-se a possibilidade da criação de uma TV Comunitária, com a associação de todos os jornalistas, rádios, revistas, blogueiros etc. Serie interessante, num momento como este, esquecer todas as rivalidades políticas pois esta mídia seria um bem de toda a comunidade. Quem desejar participar, entre em contato@viamaohoje.com.br

Desta forma, o Viamão Hoje agradece a todos que contribuíram com alguns minutos de seu tempo para responder a pesquisa e por essa razão serão sempre especiais para nós.

Nenhum comentário: