sexta-feira, 20 de julho de 2007

Porque é bom morar em viamão...

Porque é bom morar em viamão...

Disse “Geremias”, um antigo colega do Ginásio, irmão do Gerson. Seu nome foi escrito com “G” mesmo porque o pai dele se chamava Gustavo e a mãe Genoveva. Geremias agora é bem de vida mas não trabalha. Tem um carrão vermelho que vive tocando som bem alto, geralmente uma musica repetitiva. Quando se pergunta do que ele vive, ele responde com a cara mais deslavada, “de negócios, altas transações mano!”.

Veja porque ele diz que é bom morar em Viamão, mais precisamente na Santa Isabel.

- Nós podemos andar na contra-mão, mesmo durante o dia;

- Posso andar em alta velocidade mesmo próximo a escolas;

- A BM quando faz barreira, sempre fica entre duas ruas alternativas, assim eu me safo;

- Posso usar os balanços da pracinha, mesmo não sendo mais criança;

- Posso fumar baseado na nova Praça que ninguém me perturba;

- Levo meu cachorro pra fazer coco nas calçadas;

- Ando com ele sem focinheira na Praça mesmo sabendo que pode morder alguém;

- Largo lixo na calçada que ninguém me multa;

- Estaciono sobre a faixa de segurança em frente ao mercado porque e mais fácil de sair;

- Posso invadir área verde, avançar morro acima com meu barraco;

- Posso também construir sobre o passeio, já que o terreno é pequeno;

- Passo a mangueira pra minha vizinha lavar os carros dela, pois não tenho medidor...

“Mas Geremias, que isso!” – digo pra ele. “Isso tudo é ilegal, imoral e você ainda acha graça de fazer essas coisas. Tudo bem que isso é normal aqui em Viamão, mas você estudou, se formou que sei. Deveria dar um bom exemplo!”

“Mano...” – Responde ele – “O exemplo vem de cima. Quanto mais malandro, mais sem vergonha e irresponsável, mais o povo gosta, mais o cara de dá bem na vida neste Brasil.”

E mais uma vez ele arranca com seu carrão, som bem alto, uma cheiro estranho saído pelas janelas. A rua esta cheia, são 6 horas da tarde. O Sr. Aposentado quase é atropelado na faixa de segurança, que agora vai servir de estacionamento em frente ao Rissul.

Texto de S. Monteiro para o Viamao Hoje www.viamaohoje.com.br
Evidentemente os nomes são fictícios para não entregar o “Geremias”, mas os fatos são reais! Quer ver as fotos? É só pedir!
.

Nenhum comentário: