quarta-feira, 11 de julho de 2007

Second Life – Muito Mais Que Uma Brincadeira


A mais de um ano no meu desktop, o ícone do Second Life me olhava como quem perguntava “E daí? Você vem ou não vem?”. Eu sabia que tinha algo nele de grande mas devido a seu “peso” nunca quis me aventurar a executar.

Mas em Maio resolvi me registrar e entrar ao poucos. Primeiro um pé, depois outro e desligava. Agora, passado o susto, descobri que tem muita gente de Viamão vagando pelas suas ruas nem sempre floridas. Quando entrei na semana passada eram mais pessoas dos EUA, França e Alemanha. Claro que me deparei com alguns brasileiros. Conheci uma moça chamada Phandorah que trabalha na Pixar em São Paulo. Pelo que pude constatar, essa primeira leva de aventureiros são jovens entre 17 e 30 anos famintos por novas tecnologias.

Mas antes de correr para a web e tentar baixar, se ainda não tem, o Second Life, saiba que o micro tem que ser robusto e é necessária uma conexão de alta velocidade (banda larga). Mais informações na versão brasileira em http://www.secondlife.com.br/ (que já está dando problemas de tantas requisições), ou na original http://www.secondlife.com/. .


Para aqueles que acham que é só mais uma frescura, moda, coisa para desocupados fiquem sabendo que era exatamente isso que diziam quando criaram a web. Ou seja, quem pensa assim são pessoas à esquerda do mundo atual, avessas a evolução. Uma pena...

Não vou falar aqui o que já e certo, como vendas on line, aluguel de salas, venda de terrenos, contatos profissionais, reuniões virtuais etc. Nem vou falar que em breve os avatares poderão ter o rosto e o corpo do usuário. Isso já e coisa do passado.

A idéia, a meu ver, será a integração Google Earth + Second Life + Orkut + Skype e o escambal que vier. Coloque tudo isso a cargo da turma do Google e teremos um mundo Pré-Matrix sem a mínima chance de erro. Neste meio tempo, neuro-cientistas desenvolverão interfaces (sistema entre duas coisas), que farão a conexão micro com o cérebro do usuário, criando assim uma imersão total no mundo virtual. Tudo ocorrera em nossas mentes como um sonho, tão real que poderemos sentir um beijo por exemplo (ou mais para quem tiver mais sorte neste mundo virtual).

Neste novo mundo que finalmente não será mais frio, não será necessário teclado nem monitor. O teclado será apenas nossos pensamentos mais íntimos que se converterão em dados e irão aparecer na mente de pessoas em qualquer parte do planeta. As zonas da visão de nossos cerebros servirão como monitores tri-dimensionais, coloridos, com som sterep. cheiro, temperatura...

Os adoradores da cultura poderão conhecer museus e tocar nas telas e sentir as texturas da Mona Lisa, sem danificar o quadro; os Dom Juan poderão ter quantas donzelas desejarem, sem perigo de AIDs, Pensão ou outro efeito colateral.

Imagine quem tiver o domínio deste poder, quem patentear esta nova tecnologia ou WEB 10.0 ou seja lá qual for a versão. Talvez isso se transforme no maior vício já criado, muito mais perigoso que a Cocaína ou outra droga qualquer. Quem você quer ser: Thomas, Morpheus ou Trinity? Eu me chamo Silvio Polanski!

Encontre Silvio Monteiro no Second Life pelo nome silvio polanski

Nenhum comentário: