sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Uma nova era na midia (para poucos...)

Todos já estão cansados de ouvir falar no novo mundo que esta chegando com a digitalização de tudo e da convergência das mídias. Mas poucos tem coragem de arregaçar as mãos e pegar no pesado ou simplesmente parar para pensar no que fazer nas próximas horas.

Os jornais impressos devem acabar; um novo aparelho de radio com capacidade de sintonizar 10.000 estações de radio de todo o mundo foi criado; a TV pela primeira vez na historia vem perdendo audiência não para o teatro ou cinema, mas para os computadores, claro que àqueles conectados a internet.

Grandes nomes da ciência, inclusive de áreas ligadas a informatica como Bill Gates não acreditavam no potencial da web. Gravadoras estão fechando, discos não serão mais vendidos. Acredito que a musica em si também não será mais vendida e apenas os shows ao vivo terão algum valor.

Se as pessoas se cansaram de ver em Preto & Branco e compraram suas TVs acores, agora vão trocar por aparelhos totalmente diferentes, digitais, com alguma interatividade. Se a TV Digital que será lançada em 2 de desembro de 2007 não suprir isso, o micro, o desktop ou o celular com certeza o farão.

Infelizes daqueles senhores cinquentões que comandam as grandes redes que tentaram prescionar o governo para deixar tudo como estava, que o povo não queria interatividade e só deseja melhor imagem. O sonho de redes como a Globo é deixar o Faustão por mais 20 anos, só que em melhor qualidade de imagem. Agora qualquer pequena cidade poderá ter seu programa local, porque não?

O mais incrivel é que a Internet surgiu para ligar o planeta inteiro mas esta fazendo o contrario, ou seja, esta dando a oportunidade das pessoas de uma tribo verem seus próprios indios. Em outras palavras, as pessoas querem o local, querem saber o que ocorre na praça da esquina e não lá noutro lado do mundo. Do que adianta um jovem ter acesso a uma chat chines? Ele quer falar com sua turma de sua comunidade.

Outra coisa que me chama a atenção é que alguns estudantes se formam em caras universidades e depois pegam um microfone e diante de uma mãe com o filho morto nos braços pergunta: "O que a senhora esta sentindo? Esta muito triste com a morte de seu filho?" Isso a gente vê em TVs como a propria rede Globo, Bandeirantes, SBT, Record e mesmo locais. Será que o nível de formação é tão baixo assim que o melhor profissional que conseguem são estes?

Por isso, o Projeto da Televia TV não exige (nem poderia), pessoas formadas em alguma coisa. Se você tem vontade e acredita num mundo novo, com todos tendo acesso e presença direta na midia, sem diferença mesmo, entre em contato! contato@viamaohoje.com.br ou via MSN: silviomonteiro@msn.com .

Nenhum comentário: