sexta-feira, 7 de março de 2008

Refazendo minhas previsões...

por Silvio Monteiro
Portal Viamão Hoje e Blog

Visitando a feira da CeBIT (Virtualmente é claro!), pude constatar para minha felicidade é que coisas que previa para 50 ou 100 anos poderão estar em nossos lares em 10 ou 20 anos.

Parte deste avanço que não computei em minhas previsões neste mesmo blog é o fato de que, ao mesmo tempo em que a tecnologia avança, as maquinas avançam e a educação e as ciências avançam, o que faz a e-evolução dar saltos imprevissiveis. Isso faz uma retro-alimentação de idéias nunca vistas. Muitos até arriscam a dizer que muitas tecnologias são extra-terrestres e que não foram projetadas ainda para nossa época.

Realmente quando criaram a sociedade Digital, isto já no inicio dos anos 40, com enormes maquinas ainda a válvulas, a coisa não parou mais. Todos os cientistas e empresários sabem que o Caminho, a Verdade e a própria Vida estão no mundo digital. Filmes a primeira vista fantasiosos demais como “Matrix” já estão ficando ultrapassados e muitas crianças de hoje não se impressionam mais.

Com a chegada da Web no anos 60 e sua extrapolação do mundo academico no final da década de 80 apontou o fim das gravadoras, fim do CD, fim do DVD, da telefonia comum, fim da TV e tantas outras tecnologias e modos de vida. Coisas como o fim da TV convencional, que durante mais de 80 anos foi a rainha dos lares jamais fora imaginada. Claro que sempre teremos algo em nossas salas para ver e compartilhar com outras pessoas o que estávamos vendo e sentindo.

Havia previsto a criação de uma TV sem peças, onde o sinal seria enviado diretamene para nosso cérebro. Sem gasto de energia, sem telas enormes de plasma, lcd ou outro tecnologia. Há, e sem caros e potentes aparelhos de som. Tudo diretamente em nosso cérebro. A cores, em 3D, com cheiro, infinitos canais de som, sensações de tato, prazer etc. Imagine-se sentar em sua poltrona preferida, fechar os olhos e ver um menu onde você pode escolher uma visita ao Egito ou assistir um filme como "Alien x Predador". Minha escolha seria este filme pois você teria varias opções como:

1 – Assistir apenas
2 – Ser um ator e ter que correr, suar, sentir dores e prazeres (se for o galã do filme é claro)
3 – Assistir em Rede com outros amigos

Pois uma empresa criou o BCI "Brain-Computer Interface" que permite comunicação por freqüências cerebrais com um micro. Claro que ainda é um protótipo mas funciona e basta reduzir ainda mais o micro para se tornar um chip implantável em nosso corpo. Isso dispensaria a compra de TV, Som, Telefone, Computador entre outros aparelhos caros que consomem energia. Alem disso, seria o fim do dinheiro em papel pois cada chip estaria conectado a uma rede bancaria. Além destes benefícios, pois com o fim do dinheiro em papel, não haveriam mais roubos nem o trafico de drogas, pois o dinheiro como conhecemos hoje deixaria de existir, razão de tanta criminalidade. Fora isso, nossa própria energia faria este sistema funcionar e esta ‘bateria” humana só terminaria com nossa morte. Claro até que consigam gravar nossas experiências e passar para outros corpos que seriam criados por engenharia genética com cérebros “zerados” ou “formatados” . Vou arriscar uns 200 anos para isso ocorrer e o homem se tornar, finalmente imortal (pelo menos suas idéias!)


Confira a Feira CeBIT em:

http://www.hanover.com.br/feiras_int/2007/cebit_horario.htm
..e as antigas previsões feitas em Fevereiro de 2007:

Nenhum comentário: