quarta-feira, 9 de julho de 2008

Como Construir Uma “Arca de Noé”

Um amigo me pediu para calcular o tamanho aproximado de uma embarcação que coubesse um casal de cada animal que existe no planeta, bem como também de plantas, para o caso de um hipotético dilúvio.

Como tenho na família pequenos armadores e minha prima Vanessa fez um bacharelado da Escola Náutica Infante D. Henrique, tendo ingressado depois no curso de Engenharia Naval, faltava saber a quantidade e massa destes passageiros ilustres.

De cara minha prima, que hoje trabalha em Hamburgo, na Germanischer Lloyd, achou praticamente impossível construir tal embarcação. Mesmo assim, insisti e depois de quatro meses eis os resultados. Quero agradecer também à bióloga e professora Sonia Godoy e sua equipe, que fez milagres me fornecendo números de espécies existentes (mas alertou-me que não são exatos), e minha aluna de teclado (Karen Garcia), que digitou as informações, já que eu estava sem computador.

Vamos aos (impressionantes) números.

Na verdade, não seria bem um barco, e sim uma enorme estrutura semelhante a um porta-aviões de no mínimo 100 metros de comprimento por 25 andares de altura. Há hoje, no mundo, milhões de espécies de animais. Até mesmo de um simples cão, são milhares de raças, como doberman, afghan hound, terra nova, pit bull e por aí vai. O mesmo ocorre com gatos, ratos, galinhas, pombos, falcões, elefantes, rinocerontes, hipopótamos, formigas, gafanhotos, aranhas, sapos, vacas, cavalos, borboletas, minhocas etc. Note que este cálculo foi feito baseado na Arca de Noé, como se realmente alguém tivesse a construído para colocar um casal de cada espécie de animal para sua preservação.

Desnecessário lembrar que na época de Noé não havia a engenharia de hoje e muito menos computadores. Desta forma, uma floresta considerável, de proporções contientais, teria sido totalmente destruída para a construção desta "Arca" de madeira. Talvez a destruição desta floresta tenha realmente alterado o clima e provocado as chuvas e inundações descritas em relatos da época, caso fosse realmente verdade.


Resumindo, a embarcação, se construída hoje, exigiria com milhares de homens trabalhando 24 horas por dia, utilizando nossa mais moderna engenharia náutica, com materiais de última geração e mais um contingente também de milhares de pessoas caçando os animais nas mais diversas partes do mundo. Seria uma coisa tão grandiosa que só poderia ser obra de semi-deuses. As pirâmides e a Muralha da China seriam coisa de crianças de jardim.

Simplesmente os computadores não conseguem mostrar os números desta brincadeira! É algo que todas as medidas tendem ao infinito, sem falar ainda nos custos financeiros que possivelmente dariam para comprar 10 planetas iguais à Terra.

Das duas uma: ou Nóe é apenas uma fábula, ou ele foi auxiliado por forças de outros planetas que guardaram em sua arca não um casal de cada espécie de animal, mas sim, seus DNAs. Isso, mesmo que possível dentro da engenharia naval atual, seria trabalhoso demais para se obter as amostras de DNAs de todas as espécies, até mais para nossos "irmãozinhos de luz" lá do céu.

Não quero, com este artigo, menosprezar quem acredita em Noé, Adão e Eva e tantos outros personagens bíblicos. O que queria provar com estes cálculos é se seria possível construir tal aparato. Mas seria realmente impossível Noé ter criado tal coisa e se o fez, deve ter colocado apenas os animais que existiam em sua vila. Isto sim é perfeitamente possível para a época, mas o dilúvio descrito teria sido um fenômeno localizado, raro, como uma grande tsunami ou inundação localizada. Basta saber como Nóe fez a previsão deste fenômeno ou se ele foi agente do mesmo, quando destruiu sua floresta.

Nenhum comentário: