quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Gostaria de ser normal e ter uma Religião. Mas Qual mente menos?

Chega um ponto em nossas vidas, até mesmo para aqueles como eu “digitalizados” desde que aprenderam a ler, que desejam acreditar em algo divino. Não apenas pelos problemas que muitas vezes nos são apresentados, pois chamaria isso de fraqueza. Falo quando se estuda e se observa o Cosmos e nos deparamos com questões transcendentais momentaneamente sem explicações.


Eu, desde que aprendi a ler, descobri que quem escreve os livros quer lucrar de alguma forma com eles, seja financeira ou popularmente e que também papel aceita tudo, assim como papiros e tabuas de barro. Descobri também que uma mentira contada muitas vezes se torna uma verdade.

Desde então tenho analisado várias religiões e não escondo que já fui até em "casas de macumba", se é esse o nome que se dá. Mas isso a muito tempo, quando ainda era mais influenciável pelas pessoas que me diziam “Isso é serio, vai lá pra ver...”. E fui muitas vezes e muitas perguntas fiz para "Paes de Santos", para o pessoal do Alan kardec aqui na Rua Medianeira onde sempre levo doações e até mesmo para um padre na Paróquia Santa Isabel, Viamão, acreditem!


O que pude constatar é que muitas destas pessoas, de qualquer culto, seita ou religião (que para mim é a mesma coisa), são extremamente honestas e boas mas possuem um poder muito grande de observação e também de influenciar as pessoas. Não que seja algo maldoso mas algo que elas nem sabem o que estão falando (ou pregando). Fiz testes perguntando coisas absurdas nas áreas de saúde e amor e me respondiam coisas mais estapafúrdias ainda, vazias, sem nexo algum. Nada que um bom psicólogo não tivesse a possibilidade de responder com base numa curta conversa.

Há algum tempo, enganei um psicólogo num complicado teste para Controlador de Vôo no Salgado Filho pois é fácil dizer o que eles querem ouvir. Mas confesso que depois que praticamente estava aprovado e me sai bem nas complicadas provas, entreguei o jogo para o Psicólogo dizendo que não queria o cargo visto que não teria coragem de ser responsável por aquele serviço. Muitas pessoas somente em olhar para teus calçados, roupas, dentes, corte de cabelo e qualidade da pele, sabe de onde somos e se temos alguma grana no banco. É impressionante.


Mas voltando as religiões, de todas que tive algum contato, a Católica e suas variantes seria a mais aceitável, mesmo que tenha bases completamente absurdas e porque não dizer patéticas. Uma das coisas que sempre me perguntei é quem foram os tais filhos de Adão e Eva e com quem casaram? Como Noé teria colocado bilhões de animais em sua arca? E a comida para eles? Porque Deus teria dado 160 milhões de anos de existência para os Dinossauros antes de criar o Homem que esta a apenas um milhão de anos na Terra?

Se Deus é tão poderoso como dizem ele teria a possibilidade de ver o futuro e assim, não precisa ter enviado Jesus, pois ele saberia de ante mão que iria ser crucificado, mesmo levando em conta o tal “livre arbítrio” que os religiosos falam mas não sabem o sentido.

Além disso, há a infinidade de outros seres no universo, talvez mais “humanos” que nós teriam seu Deus na forma de Jesus?


E o que dizer das Igrejas que vemos hoje na TV em horário nobre? Um dia destes um pastor alegava que um cego voltou a ver ali mesmo, e pediu para o senhor identificar um familiar na platéia. Mesmo que tivesse ocorrido algo, dizem os médicos, a luz iria fazer doer seus olhos até se acostumar, mas todos literalmente “babavam” pelo pastor milagroso que com certeza recolhia os dízimos. Com certeza não ouve milagre e deram um cachorro quente para o falso cego. Se ainda hoje é possível fazer isso, imagine a 2 mil anos atrás!

Noutro canal, este durante a tarde, uma mãe desesperada conta que seu filho esta sempre doente assim como os outros que possui. Desta vez, um Pae de Santo diz que é o tal “Espírito Fujão”, e que a mãe teria que visitar o centro de religião para fazer um trabalho quando o correto seria mandar a mãe levar a criança ao médico e se não fosse possível talvez fazer nada com os “burros da terra”, que recorresse a religião então, em ultimo caso. Incrível como estes pastores, padres, Paes de santos, mediuns etc possuem bons planos de saúde, porque eu sinceramente não sei, ainda mais com um padrinhos no céu (ou no inferno como dizem alguns).


Hoje no Brasil, o país da falcatrua, da vigarice, onde tudo é permitido existem leis que fazem de tudo para defender a liberdade de religião, mesmo que as mesmas passem por cima de normas claras como o bom senso. Liberdade não tem nada a ver com libertinagem. Estranho também como a Policia Federal parece só enxergar o Edir Macedo a ponto de tomarem dinheiro do mesmo e colocarem lá sabe onde pois, se é do povo, que se jogue de helicóptero em alguma favela.


Crime menos bárbaro mas também condenável é a aplicação do Criacionismo nas escolas. Muitas crianças são forçadas ainda a acreditar que não existiu a Evolução e são treinadas e mentir no vestibular. Um dia destes recebi um DVD de uma Igreja Adventista, muito bem feito por sinal, onde a narradora claramente caçoava da ciência. Em visita a estas escolas observa-se computadores, laptops, rádios de comunicação VHF, Câmeras de Vídeo, ar condicionado, frigobar e toda serie de coisas criadas pela ciência. Não adianta se ajoelhar e rezar que um Windows legalizado irá cair do céu pessoal! E eles sabem disso mas pregam outra coisa.Curioso é que uma revista de circulação nacional estampou uma materia, possivelmente paga, com o titulo "Graças a Deus e não a Darwin". Tá certo que nosso presidente é Analfabeto, mas agora transformar a nação e idiotas seria o fim.


Acredito que seja possível sim existir uma mente criadora no Universo, em vista de tanta complexidade. Algumas pessoas sempre saem com a teoria que tudo que é complexo tem um criador, nada complexo como a vida nasceria por acaso. Assim como um relógio teria um relojoeiro, o universo teria um Deus. Segundo essa teoria, um relógio não se montaria sozinho se deixar as peças dentro de uma caixa. Eu pelo contrario acredito que se colocarmos varias peças de um relógio dentro de uma caixa e agitarmos talvez um trilhão de vezes, é bem possível que, em algum momento, em alguma das trilhões de combinações de peças, ele se monte. Quem garante que não?


Observação:

Este artigo não é uma critica às religiões, em especial as citadas que já visitei. Acho que quem quer roubar de trouxas que roubem; se a pessoa quer ser enganada, azar dela. O importante é as duas partes viverem felizes pois isso traz mais harmonia e felicidade para as pessoas, mesmo que seja algo falacioso. Eu continuo acreditando em um Deus que não escreve livros nem faz teatrinho na Terra, mas que criou todos os elementos e as leis físicas e químicas para ele evoluir. O resto, são contos de fadas e demônios.


Nenhum comentário: