quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A Violência Que Poucos Conhecem

No ultimo final de semana, como todos se lembram aqui em Viamão, quase uma dezena de pessoas foram mortas fria e cruelmente nas ruas, becos e vielas de nossa cidade. Viamão possivelmente já está entre as três mais perigosas cidades do Rio Grande do Sul.


Mas um crime chamou a atenção. Ele não era bandido, traficante ou qualquer outro adjetivo tão usado na mídia. Era um garoto de 16 anos aluno de uma escola particular aqui na Santa Isabel. Seus pais evidentemente, o colocaram ali porque era uma boa escola, organizada e com muita segurança. Talvez até mesmo o buscavam na escola. Mas na noite de domingo por detalhes ainda desconhecidos, teria sido morto com varias facadas apenas porque estava conversando com uma garota. O Assassino, este sim é o adjetivo que deve-se usar, agiu por ciúmes.


Já na terça-feira, dia 2 de setembro, duas garotas entre 13 e 15 anos lutavam ferozmente na saída da Escola Pública Walt Disney, aqui na Santa Isabel, a praticamente 100 metros do CESI, escola onde estudava o garoto assassinado. Elas se chutavam, se empurravam, puchavam os cabelos uma da outra evidentemente entre outras agressões. Uma turma, principalmente de garotos ia atraz sem fazer nada, se divertindo com a “mulecagem”. Com certeza, disse para meu filho que assistia a tudo perplexo, deve ser por namorado.


E não é questão de ser escola publica ou particular. O “vírus” da maldade, da violência é algo que esta dentro de cada um de nós, queiramos ou não aceitar. Mas é dever dos pais, principalmente, observá-los e tentar mantê-los o mais inoperante possível. Soube de um caso de agressão até mesmo dentro de uma escola Particular Religiosa, com alunos entre 10 e 11 anos aqui em Viamão também. Não vou citar o nome porque quando falo, muitas pessoas tem a capacidade de enviar e-mail criticando meus textos e na quero me irritar com este pessoal. Mas é de pequeno que se torce o pepino como dizem.


Uma coisa é certa, as Escolas Publicas realmente são mais violentas, há trafico de drogas, roubos etc. mas não porque as pessoas que lá estão são pobres e não podem freqüentar escolas particulares, mais caras, mas porque há um certo desinteresse do sistema. Também não é culpa dos professores nem da direção mas de todo o sistema educacional que começa lá em Brasília. Mas sei de muitas pessoas que possuem o carro do ano e tem filhos na escola publica, daí não sei explicar.


Se não houver alguém, um Diretor que siga a risca uma norma ditada pelo dono da Escola, no caso das Publicas, o Governo Federal, a coisa desmorona. Porque as escolas particulares funcionam? Porque os donos destas Escolas, sejam particulares, Igrejas etc querem continuar a receber o capital no final do mês. Se fosse de graça não fariam. Veja um clássico exemplo da PUC.


Nossas professoras e professores não tem condições de querer organizar suas turmas, seus alunos. Não tem como uma pobre professora tentar dar conselhos sobre isso ou aquilo que o pessoal é capaz de bater na mesma. Nem mesmo as novelas, que são assistidas por milhões de “cabeças de prego” em todo o Brasil não conseguem passar nada. Falam das doenças, gravidez, AIDS, desemprego etc. mas quem assiste, não quer nem saber.

Por esta razão cada dia há mais crianças indesejadas nascendo, crianças dizem alguns, que já nascem sabendo que são indesejadas, que serão um estorvo para seus pais de 15, 16 ou menos anos.


São mais pessoas pobres, sem educação, sem emprego, sem objetivos etc. Dizem que para o empresariado isso é bom, porque se colocar uma vaga pelo infame salário mínimo, tem pessoas com nível universitário na fila até mesmo formadas. Na ultima abertura para vagas de caixa e empacotadores em um grande supermercado local, falei com algumas pessoas que eram formadas mas precisavam pelo menos de um salário mínimo. Daí as crianças perguntam, vale a pena estudar no Brasil?

Nenhum comentário: