segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Qual é a Capital de Viamão?

Evidentemente Viamão não é um Estado da Federação nem um Pais, como deseja Roberto Pêra em seu folclórico Viamão Incrível. Mas suponhamos que queiramos de alguma forma fazer Viamão realmente mudar, entrar de vez no século XXI. Até agora, infelizmente, apesar dos reconhecidos avanços nas áreas sociais e educacionais em Viamão a cargo do Partido dos Trabalhadores, ainda estamos engatinhando. Fora o site da Prefeitura, a maioria dos integrantes desconhece o poder da Internet por exemplo e muitos poucos a utilizam.


Seria interessante, a meu ver, tratar nossa imensa área territorial (1.494.263 km2), como se fosse realmente um pequeno pais, dividido em Estados. Nesta estrutura, bairros poderiam ser considerados como verdadeiros Estados, independentes e até mesmo com seu time de futebol, sua bandeira, hino e, evidentemente, um “pequeno governo” relativamente independente.

Isso, acredito eu, mudaria consideravelmente os resultados das eleições, visto que estes bairros e vilas teriam verdadeiros representantes da comunidade que poderiam orientar sua população para votar no que realmente precisam. O que vemos é que muitos desconhecidos ganham um cargo de vereador e depois nunca aparecem no bairro.

Eu, como moro na Santa Isabel, evidentemente gostaria que a capital fosse aqui, mas em geral, a capital é onde ficam os bancos, a própria prefeitura, câmara de vereadores entre outros serviços públicos reconhecidos. O Centro seria então a capital de Viamão, o que fecha também pela sua própria estrutura histórica e estar numa situação relativamente segura (afastada das fronteiras).


Imagine uma Vila como a Vila Augusta, que não verdade são três mas que vou tratar como uma apenas chamada de Grande Augusta ou Santa Augusta, já que em Viamão é comum dar nomes de santos a ruas e bairros. Seus moradores, em uma determinada data, obrigados ou não (prefiro esta ultima), votariam em seus representantes numa espécie de conselho local. A este conselho estaria a obrigação de agir como um “verdadeiro vereador”, indo a cada rua, cada casa descobrir os anseios da comunidade. Este conselho teria presença na web, programas em rádios locais e quem sabe, até mesmo um pequeno semanário local e é claro, uma sede.


Desta forma, ficaria mais claro identificar os problemas da comunidade, identificar quem realmente estaria comprometido com a mesma para quando de uma eleição oficial, todo este aparato dar apoio ao mesmo. O que vemos hoje é que muitos eleitos sem a mínima relação com os bairros em que moram, recebem votos de outras vilas, muitos votos muitas vezes comprados ou através de uma campanha ilusória.


Através deste sistema, acredito, muitos moradores veriam com outros olhos suas comunidades e poderiam germinar muitas idéias de segurança, agricultura comunitária, educação, acesso a web etc. Também, num futuro não muito distante poderiam ser criadas equipes de futebol de cada bairro para torneios anuais ou mini-copas de quatro em quatro anos. Além de promover a valorização de seus bairros também fomentaria a cultura local de cada bairro.


Apesar de vivermos num mundo onde querem nos fazer acreditar que a Globalização é a saída, temos visto que não é bem assim. Quando um cai, caem todos feitos pedras de dominó. Acredito que o mundo deva se unir, mas as comunidades locais devem estar acima de tudo e serem valorizadas. Sou contra, por exemplo o atual sistema televiso nacional onde as pessoas “são obrigadas” a assistirem programas de TV de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Temos que ter nossas raízes, nossa personalidade própria, nossas lendas urbanas etc, não importando se seja de um bairro mais nobre ou uma vila humilde.Quem conhece os sites de relacionamentos como o Orkut sabe exatamente o que estou pregando. Apesar do alcance planetário, as pessoas querem criar grupos locais, comunidades locais com gente que fala sua lingua, suas girias etc.


Quem desejar dar idéias sobre esta proposta e/ou fazer parte de uma possível execução de algo nesta área, entre em contato.


Silvio Monteiro
3493-2904 / 9898-2904 / silviomonteiro@msn.com / contato@viamaohoje.com.br

Nenhum comentário: