quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Luz do Sol à Noite, Uma Vez Por Mês!

Esta idéia me surgiu na noite de terça-feira, quando estava sentado justamente olhando a lua. Porque não colocar um imenso espelho nela e desta forma, iluminar nossos noites? Desta forma, não precisaríamos ligar as luzes das ruas nem das nossas casas, o que resultaria numa economia de aproximadamente 25%.


Hoje, as ruas das cidades grandes são amplamente iluminadas por luzes artificiais. No Brasil ainda temos energia de usinas movidas a água (Hidroelétricas), mas muitos paises utilizam carvão ou óleo (Termoelétricas).


Só nisso já valeria o investimento de se construir, levar para a Lua e instalar os espelhos refletores. Eles não sujariam, já que não existe poeira nem vento. Também a Lua esta “de costas” para os perigosos asteróides (Estrelas Cadentes). Claro que seria um investimento bilionário mas se cada país pagasse proporcionalmente à sua área e levando-se em conta os 25% de energia poupada, em pouco tempo o investimento estaria pago. Melhor ainda é que a agricultura passaria por transformações pois as plantas continuariam crescendo durante à noite e havia uma diminuição na criminalidade.


Evidentemente as pessoas iriam dormir nos mesmos horários. Não seria algo como a luz do sol natural. Haveria uma certa diferença na potencia naturalmente, mas as noites seriam muito mais claras do que são hoje com as luzes artificiais. O melhor é que através de processadores ou via controle remoto, os espelhos não iluminariam as calotas polares, comprometendo-as.

Meu filho de 10 anos me alertou que isso não seria bom, pois os pássaros e outros bichos não iriam dormir e outros não sairiam para caçar (Corujas por exemplo). Mas seriam apenas 7 dias por mês, nem isso. Com o tempo talvez eles até se acostumariam. Deveria ser feito um estudo para ver que benefícios tal projeto iria oferecer à humanidade.


Se a Lua esta lá, é para alguma coisa. Se o Criador a fez e a colocou tão perto de nós é para que a usemos e não apenas à contemplamos. Se o homem evoluiu, descobriu o vidro, inventou o espelho, nas certa será algo muito bom e proveitoso. Com certeza ela tem muitas falhas que poderão ser corrigidas, mas lembre-se, quando falaram em criar a TV muitas pessoas achavam que ela poderia matar ou enlouquecer as pessoas. Algo novo, tão diferente e fascinante sempre provoca medo e aversão nos simples mortais, mas depois vira coisa comum.

Vou enviar esta idéia para a NASA, quem sabe possamos caminhar à noite novamente, quando a temperatura é mais agradável no verão. E no inverno também seria, porque teríamos mais uma fonte de calor!

Nenhum comentário: