sábado, 30 de maio de 2009

A Igreja Esquece Seus Pecados

Hoje, 30 de Maio de 2009 esta fazendo 578 anos de uma dos mais famosos crimes cometidos pela Igreja Católica.Já era tempo de esquecer diriam alguns, afinal, a moça era doida, vestia-se como homem, era guerreira entre outros adjetivos. Os fins justiicam os meios e seguindo esse dogma, a Igreja enriqueceu as custas do sofrimentos de milhares, talvez milhões de inocentes.

Hoje, a Igreja parece santa, mas ne sempre foi assim e a menina mulher Joana D'Arc sentiu isso na pele naquela manhã nublada de maio. Acusada de ser bruxa pela Igreja, cinco guardas a mantiveram presa numa torre e, pela manhã, 120 soldados a levaram à praça para alegria das pessoas que lá estavam para vê-la arder em chamas. A moça, garota, mulher de apenas 19 anos, após lutar bravamente pelo seu país, a França, é condenada pelos próprios franceses, sendo mais tarde entregue aos inquisidores ingleses porque ouvia vozes. Mas Noé e Moises ouviam vozes e não foram chamados de bruxos pela Igreja, pelo contrário.

A guerreira que tanto serviu a seu país foi ferida e presa aos 17 anos ficando dois anos nas mãos dos terríveis e psicopatas ingleses da epoca, até finalmente ser condenada à morte. A Igreja estava errada, como sempre, e pouco tempo depois se retratou, mas já era tarde (como sempre). Como premio de consolação, foi beatificada e virou santa em 1920. Se a Igreja, hoje, não acredita mais em bruxas, era sinal que estava errada antes. Consequentemente, se estava errada antes, muitas outras coisas que prega também podem estar. Não teriam os apóstolos criado um embuste ao dizer que Cristo teria ressuscitado? Quantos inocentes ainda irão para as chamas em

nome do egocentrismo da raça humana em achar que o Deus que governa o universo tem a nossa cara e até mesmo a nossa maldade quando pede sacrificios?

Alguns estudos atuais afirmam que Joana d’Arc sofria de esquizofrenia, mas algumas pessoas preferem acreditar que o que ela ouvia e via era real. O que me intriga é que os santos que ela afirmava ver estão associados ao seu “destino”. São Miguel Arcanjo é associado à guerra; Santa Catarina aos julgamentos e provas e Santa Margarida é protetora dos queimados.

Hoje, passados quase 600 anos, praticamente 6 séculos ainda se ouve os ecos dos gritos de Joana na fogueira. Há manchas na história que não se apagarão nunca, mesmo que rasguem as páginas, que queimem os livros e as pessoas.

Sempre que ouço a maravilhosa musica "Maid of Orleans - Joan D’Arc do OMD" , sinto algo estranho, como uma culpa. Não pela letra que não sei exatamente do que fala, mas pela música em si. Sei que ela fala de algo triste que aconteceu. Quem vê o show também se emociona com a dança maluca que o vocalista dança. Parece um daqueles bobos da corte, sei lá. Já me falaram também que é uma dança representando movimentos esquizofrênicos, em razão de que Joana (dizem), também sofria deste mal.

Abaixo, o video

Observação: Não sou devoto da Joana!

Nenhum comentário: