quinta-feira, 25 de junho de 2009

O Sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão

Esta frase é de Euclides da Cunha, escritor pré-modernista que escreveu sobre a Guerra de Canudos em sua obra Os Sertões. Talvez nunca uma frase representa o que esta ocorrendo no Rio Grande do Sul. Não falo da seca nem do degelo e sim da politica.Brasil.


O Rio Grande do Sul, que antes era um Estado invejado devido a sua “Cultura”, vai na contra-mão de tudo e se torna cada vez mais semelhante àqueles Estados do Nordeste, em especial o Maranhão e Piauí.

O pessoal descrevia que naqueles estados havia miséria, crimes, corrupção, bandidagem e toda sorte de mazelas que se pode oprimir um povo. Eles, o povo, faziam o que podiam acreditando em entidades que não estão nem ai para ampará-los. Nunca se viu povo mais religioso que o nordestino e de quebra, mais sofrido.


Nós, tão aculturados aqui no Rio Grande do Sul, realmente não sabemos votar nem escovar os dentes, nem escolher presidente. O pior que até nossa fé esta desmantelada. As pessoas se dizem católicas mas a grande maioria adentraram em religiões de origem afro. Não que isso seja ruim ou que as religiões de origem afro sejam ruins, mas não é uma religião de origem Européia como o pessoal acredita que os gaúchos são formados.

Hoje, o Rio Grande do Sul tem mais casas de Umbanda que a Bahia.


Desta forma, não temos um “Padre Cícero” para as pessoas recorrem ainda, mas quem sabe se nosso Padre Réus não comece a fazer alguns milagres? É o que falta para nosso Estado ficar idêntico aos Estados sofridos do Nordeste.


Aqui, juizes liberam quadrilhas e prendem ladrões de leite; escolas caindo aos pedaços são invadidas por gangs; nos hospitais públicos as pessoas são atendidas no chão; roubos, roubos e mais roubos todos os dias e ninguém é preso e partidos fazem de tudo para impedir CPIs.; estupradores maníacos são presos e liberados para proseguirem estuprando e matando. Virou sertão mesmo. Aposto que nosso próximo Governador terá a cara do Sarney, ou seja, bigode, óculos, umas mechas grisalhas e pouca vergonha na cara (mas muito dinheiro no bolso).

Nenhum comentário: