sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Halloween X Saci - O Confronto Final

Dia 31 de Outubro se comemora o Dia das Bruxas ou o conhecido e inofensivo Halloween. Claro que tem pessoas que ainda acreditam e temem as bruxas. Adotou-se a pratica em alguns paises, com mais destaque para os E.U.A., as crianças saírem de porta em porta no seu bairro fazendo a famosa pergunta: "Doces ou Travessuras?”. Aqui no Brasil no mínimo, as pessoas iriam atirar nas crianças, isso se alguma delas conseguissem pular os muros e atravessar as cercas eletrificadas.

Claro que não é uma festa Nacional, assim como a Páscoa e o Natal também não são. Nem nosso Deus nasceu na América, mas mesmo assim ninguém quer trocar

o nome Natal por outra coisa. Afinal, é tão chique, os shoppings vendem tanto...

Mas o Halloween também é uma bela festa, bonita, alegre, colorida e movimenta bilhões somente nos E.U.A. Depois do Natal, é a festa mais importante. Ocorrem shows, festas à fantasia, v

endem toneladas de doces, lojas de decoração se fartam de tantas encomendas e o que é melhor, deixa as crianças felizes.

Então, alguns políticos que estudaram talvez ainda pelo Projeto Minerva, sem a mínima noção do que é Cultura querem acabar com o que resta do Dia das Bruxas.

Isso mesmo, querem que dia 31 de Outubro seja o Dia do Saci, pode uma coisa dessas? Vindo de Aldo Rebelo e Ângela Guadagnin sim.


Não que o pobre Neguinho Colorado não tenha seu valor, tem e muito. Cresci ouvindo as estórias do Saci Perere. Mas, daí deletar uma data que é do conhecimento mundial não tem explicação.

Conforme consta na Wikipédia:

O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (ainda não é lei aprovada pelo Congresso Nacional), elaborado pelo então líder do governo Aldo Rebelo (PCdoB - SP) e Ângela Guadagnin (PT - SP) com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou "Halloween", da tradição cultural dos Estados Unidos da América. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro. Anteriormente, consta que iniciativas semelhantes já tinham sido aprovadas na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo

Agora, porque os ilustres sem ter o que fazer não criam o Dia do Saci em 13 de Agosto. Que data mais significativa. Imaginem ainda quando cai numa sexta-feira? Legal também que é o numero 31 invertido. Com isto poderíamos ter duas festas por ano, ao invés de uma. E o Brasil, sendo colônia americana, ficaria mais com a cara dos states mesmo. Afinal, não tem nenhum lugar no Brasil que caia neve em dezembro e nem por isso o pessoal pensou em proteger nossa “Cultura” alterando alguma coisa.

Ainda copiando a Wikipedia:

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda eReino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos celtas.

Não importa a origem da festa nem o que se comemora. Importante é festejar. País pobre, miserável como o nosso tem que pensar no comercio, em fazer as lojas venderem e Halloween vende, e vende muito bem e isso gera impostos para encherem os bolsos de nossos políticos que tanto se preocupam com a Cultura...

Silvio Monteiro
Editor do
www.viamaohoje.com.br

Divulgue essa idéia e, mesmo que mudem a data, façamos sim dia 13 de Agosto Dia do Saci e 31 de Outubro, Halloween. Boas travessuras!

São Silvio

Nenhum comentário: