quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Flash Forward Ultrapassará Lost?

Assisti nesta ultima terça-feira, o lançamento nacional da nova série da ABC TV - “Flash Forward”, que se pode traduzir em algo como “Lembranças Rápidas do Futuro”.

O que você faria se pudesse ter por 2 minutos e 17 segundos a visão de seu futuro? Aceitaria o que viu e aproveitaria a vida ou faria tudo o que pudesse para mudar seu destino? Esse é o grande mistério de “FlashForward”, a série mais esperada dos últimos tempos.

A primeira vista a serie sugere que suas bases sejam semelhantes a serie Anterior do mesmo canal de TV – “Lost”, considerada por muitos e também por mim, uma das melhores, senão a melhor serie de todos os tempos. Em “Lost”, cenas do passado e presente se intercalam, como se estivéssemos assistindo dois ou três filmes ao mesmo tempo. Isso para pessoas com poucos neurônios dificulta realmente e muitos até falam que a série é ruim.

Lost” iniciou para valer o sistema de não linearidade ao contar uma historia. O sistema comum parte de um ponto e já sabemos onde e como terminará. Em “Lost” isso não acontece e desta forma, prende o telespectador pois estamos sempre aprendendo sobre o passado dos mesmos. Também a mistura de temas como ficção cientifica e religião dão um ar de “redator perdido”, mas que com certeza nunca esteve, apenas nós que assistimos é que estamos realmente “Lost”.

Mas voltando a “Flash Forward” – tudo começa quando num dia normal todas as pessoas do planeta desmaiam, ou melhor, suas mentes avançam no futuro exatamente 6 meses. Neste intervalo de 2 minutos e 17 segundos, aviões que estão pousando colidem, trens passam da estação, o transito vira um caos e milhões de pessoas morrem pelo mundo afora.

Com base nestas visões do futuro muitas tentarão evitar algumas coisas, como a própria morte num acidente, por exemplo. Outras farão de tudo para aquilo ocorrer. O elenco, assim como “Lost” envolve muitos atores, ainda é claro, sem o carisma que cada personagem de “Lost” impôs a cada um, mas a serie como falei, iniciou nesta terça-feira.

Atualmente, parece, que viagens no tempo, apesar de altamente improvável mas fisicamente possíveis, tomou o gosto das pessoas. Fui procurado por um amigo de minha cidade para ajudá-lo a escrever um romance / documentário baseado em tudo que se sabe sobre o assunto. Para não ficar muito maçante, V. Rezende, o escritor, deverá incluir algum romance paralelo e desta forma, outras pessoas estão sendo contactadas para ajudarem neste área.

O livro que esta escrevendo se chama “À Beira do Abismo do Tempo” e conta a historia de um cientista (Sebastian), que se apaixona por uma moça (Adreani), bem mais jovem e tudo acaba de repente, sem ele entender ou aceitar muito bem. Desde então, tudo que faz na sua vida é tentar voltar à década de 90 e ver onde errou. Passados 20 anos, algo ocorre inesperadamente e suas linhas de tempo (ou destino), se cruzam. Cabe agora deixar o tempo fluir livremente e esperar os resultados ou tentar mudá-lo. Qualquer uma das alternativas provocará serias conseqüências, cabe Sebastian decidir.

Este primeiro livro de V. Rezende esta sendo escrito e re-escrito todos os dias, pois esta sendo baseado numa historia real e seus “atores” muitas vezes pedem para ocultar algumas informações. Evidentemente que ele se passa em algum momentos e exagera um pouco na ficção, mas nada demais num livro deste gênero. O interessante é que V. Rezende me procurou justamente porque sempre gostei de estudar Cosmologia e assuntos ligados a esta área extrema da física moderna, que é justamente, deslocamento no tempo. Como ele já tinha lido sobre minhas pesquisas (inclusive com minhas tumultuadas idas ao Projeto Portal em Mato Grosso do Sul), ele achou um ambiente bastante fértil para sua ficção.

Saiba mais sobre “Flash Forward” em:

http://br.axn.com/news/flashforward-estreia-na-proxima-terca

Saiba mais sobre “Lost” em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lost_(série_de_televisão)

Saiba mais sobre “À Beira do Abismo do Tempo” em:

http://www.abeiradoabismodotempo.blogspot.com/

Nenhum comentário: