segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Espelho da Eterna Juventude


Espelho, espelho meu, existirá no Universo uma pessoa mais linda do que eu?” – Pergunta conhecida das historias infantis e sonho da maioria das mulheres (e alguns homens!), parece que pode ser real. Pelo menos na Física Cosmológica.

A poucos dias, conversando com meu filho que adora Cosmologia, discutíamos a finitude ou não do Universo (ou dos Multi Universos). Evidentemente não chegamos a nenhuma conclusão mas, algumas idéias foram propostas, sendo que uma delas seria baseada num espelho cósmico.

Imagine, teoricamente, se fosse possível construir um espelho enorme, bem polido e perfeito. Se você ficasse à sua frente poderia afirmar que sua imagem seria exatamente como você é? A resposta é não, pois ele (o espelho), estaria lhe mostrado uma imagem do que você era a algumas frações de frações de bilionésimos de segundos atrás.

Se este espelho estivesse digamos, a 4 anos-luz de distancia, algo em torno de 40 trilhões de quilômetros, ele mostraria exatamente como você era a 4 anos atrás. Um espelho, por melhor que seja, sempre mostrará o passado.

Da mesma forma, o universo pode ser composto por uma seqüência de quadros espelhados e quando olhamos para regiões distantes, podemos estar vendo a própria nossa galáxia, a Via-Lactea ainda em formação. Assim, por mais que viajássemos acima da velocidade da luz (caso isso fosse realmente possível), ocorreria que sairíamos de nosso referencial e entraríamos noutro universo, mas digamos alguns anos mais atrasado em relação ao nosso. Seria como naqueles games onde quando se vai para a direita da tela, surgimos no lado esquerdo.

Não sei o que ocorreria se uma pessoa estivesse em dois universos diferentes ao mesmo tempo, pois ela não foi concebida para existir naquele universo. Acredito eu que o nada não existe, ou seja, até mesmo o espaço entre duas partículas é um ente físico, digamos, uma “partícula de espaço-tempo”. Talvez uma pessoa possa passar para outro universo Paralelo ou Espelhado desde que seu corpo permanece dentro destas partículas de Espaço-Tempo e assim não afetaria a integridade daquele universo.

Estas idéias partiram de um estudo que fiz intitulado “Partícula de Espaço-Tempo - A Menor Distância Entre Dois Pontos”, que resumindo quer dizer:

Se aproximarmos uma partícula “A” de outra partícula “B”, chegará um momento em que elas se tocarão e não será mais possível dividir numericamente esta ultima distância, apesar de ser matematicamente possível é claro mas fisicamente não. Objetos compostos desta partícula de espaço-tempo não fariam parte do universo matemático (este que conhecemos) e sim do todo onde as leis da física não mais valeriam.

Nenhum comentário: