domingo, 7 de novembro de 2010

EXPOSIÇÃO VIDEO PORTRAITS – ROBERTO WILSON

Visitei neste final de semana uma exposição de artes no Santander Cultural, ali na Rua Sete de Setembro, 1028. A mostra apresenta 16 enormes telas digitais do artista Robert Wilson. A primeira vista parecem quadros, semelhantes aqueles que estão pendurados nas paredes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, do bruxinho Harry Potter.

Você fica olhando e admirando os detalhes e, de repente, as pessoas do quadros piscam para você! Outras parecem mascar chicletes (como este açougueiro ai ao lado); uma linda moça semi-nua divide as atenções com um rapaz que lhe atira com uma pistola d’água. Outros são bem mais sinistros, como de um velha senhora, talvez uma rainha que parece lhe seguir com o olhar...

É algo inovador e aproveita a tecnologia das telas de LCD ou Plasma para as transformar em verdadeiros quadros vivos. E não são simples pessoas em posições comuns. Tudo foi meticulosamente pensando, afinal, o cara além de ser um artista é um dos maiores diretores do teatro contemporâneo.

Nas instalações foi preparado todo um clima meio que sinistro, escuro, pouca iluminação e sons estranhos de vozes e ruídos. Imperdível para todas as idades. O legal é que você pode fotografar e filmar, sem contar que o próprio ambiente já é por si, uma obra de arte. Não perca um museu de objetos no subsolo e um café que fica dentro de um cofre forte!

Com a mostra Robert Wilson – Vídeo Portraits, o Santander Cultural renova seu compromisso com o modelo associativo, conectado na rede contemporânea de olhar global e ação local, e apresenta, numa primeira parceria com o Porto Alegre Em Cena, toda a multidisciplinaridade do artista Bob Wilson – mago das artes cênicas que transita várias linguagens artísticas. Abaixo, um pequeno video gravado neste museu.


www.robertwilson.com



Nenhum comentário: