sábado, 9 de janeiro de 2016

A Boneca e o Coelho



Existem muitas versões desta bela e interessante lenda local. A mais conhecida conta que, certo dia, no inicio de um inverno, uma menina passeava com seus pais próximo a Itapuã (Viamão). Levava consigo seu coelho e uma boneca, cada qual em uma de suas mãos. Ela jamais se separava destes dois brinquedos. Mas, naquele dia, ao passar próximo à Lagoa, a boneca caiu nas águas e foi levada para bem longe. Quando seus pais notaram não era mais possível busca-la. Ela abraçou então seu coelho e chorou muito por um longo tempo.

Mais tarde, antes de voltarem para casa, ela foi, com seus pais, até a beira d'água. As ondas estavam calmas e ela esperava ver sua boneca voltar. Mas jamais voltou... Seus pais contaram uma historia, de que sua boneca havia ido morar numa bela ilha longe dali e que um dia ela iria buscar. Então, ela com apenas três ou quatro anos imaginou a solidão que sua amada boneca poderia estar sentindo. "Eu..." pensou a menina "Tenho meus pais, amigos, irmãos, brinmquedos... Mas e ela? Com quem irá brincar e conversar até eu ir busca-la?" .

Em seguida abraçou e beijou seu precioso coelho, falou algo em uma de suas orelhas e o jogou na lagoa para que fosse se juntar a boneca. Saiu relativamente feliz do local e mais tarde contou para seus pais por que fez aquilo. Ela contou que jogou o coelho de pelúcia que também amava muito e prometeu voltar e buscar os dois.

Muito tempo depois, um pescador ao chegar do outro lado, encontrou os brinquedos. O coelho estava tranquilo e a boneca olhava o horizonte, talvez esperando a menina voltar.



Nenhum comentário: